Os números apontam para que uma em cada cinco pessoas viva com doença mental, sendo que a depressão é a doença que mais atinge os portugueses.

O preconceito e o desconhecimento em relação à doença mental impedem muitas pessoas de virem a ter uma atividade profissional ou serem obrigadas a desistir dela.

Além disso, a dificuldade que os doentes têm de assumir perante as chefias ou os colegas que têm um problema do foro psiquiátrico leva-os por vezes a nem se tratarem.

Quem tem doença mental é muitas vezes alvo de incompreensão, na família, entre os amigos e no trabalho. A psiquiatra Sofia Brissos fala da ignorância que leva ao medo e aos receios dos outros. Diz que é preciso desmistificar e é preciso esclarecer.

https://sicnoticias.pt/programas/e-se-fosse-consigo/2019-05-21-O-preconceito-e-os-receios-em-torno-das-doencas-mentais (Acesso à reportagem completa).

https://sicnoticias.pt/programas/e-se-fosse-consigo/2019-05-21-Acreditava-se-que-as-doencas-mentais-eram-fruto-de-uma-entidade-demoniaca (Excerto da reportagem – Intervenção da Dra. Sofia Brissos).